A gastronomia, sempre saborosa, é marcada pelos peixes frescos e pelos diversos frutos tropicais, com destaque para a banana, visto que é confeccionada de várias formas, ora frita, ora cozida, ora assada.
Dos pratos tiipicos os mais famoso é o ...
Calulu
O calulú, por sua vez, é o prato tradicional e consiste numa sopa com peixe seco ou com carne, que se serve acompanhada de puré de banana ou de arroz cozido.
Ingredientes:
1 frango com cerca de 1,200 kg
250 g de mussua (couve)
1 molho de agriões
40 g de farinha de trigo
1 dl de óleo de palma
2 tomates
2 cebolas
6 quiabos
2 dentes de alho
3 beringelas
1 folha de louro
1 ossame
1 raminho de manjerona
Água, pau-pimenta, sal e malagueta
Corta-se o frango aos bocados. Deita-se num tacho, com a couve cortada como para caldo verde, o óleo de palma, as cebolas e os dentes de alho picados, os tomates, sem peles nem sementes, os quiabos, cortados aos bocados, as beringelas, sem peles e cortadas às rodelas grossas, o louro, o ossame e o pau-pimenta, pisados, a manjerona, o sal e a malagueta.
Leva-se ao lume e refoga, adicionando uns golinhos de água. Juntam-se os agriões. Cobre-se tudo com água e deixa-se cozer.
Na altura de servir, mistura-se a farinha, desfeita num pouco de água, que ferve para o molho engrossar.
Serve-se com arroz ou angu às bolas.
Nota: Mussua é uma qualidade de couve que há em S. Tomé. Pode substituir-se por couve portuguesa.
Artes e culturas
No folclore santomense são de destacar a sobrevivência de dois autos renascentistas (século XVI): " A Tragédia do marquês de Mântua e do Príncipe D. Carlos Magno", denominado localmente de "Tchiloli" e o "São Lourenço" (por ser representado no dia deste santo) e que é idêntico aos "Autos de Floripes"[2] que ainda hoje é representado na aldeia das Neves, perto de Viana do Castelo.
A Cena Lusófona editou um livro, Floripes Negra, em que Augusto Baptista, ensaísta e fotógrafo, faz um levantamento sobre as origens do "Auto da Floripes" e as suas ligações com Portugal.
Existe ainda o Danço Congo, o filme Fruta do Equadore muito mais...
A Cena Lusófona editou um livro, Floripes Negra, em que Augusto Baptista, ensaísta e fotógrafo, faz um levantamento sobre as origens do "Auto da Floripes" e as suas ligações com Portugal.
Existe ainda o Danço Congo, o filme Fruta do Equadore muito mais...
São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 km², com cerca de 160 mil habitantes. Estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.
São Tomé e Príncipe tambem foi um pais colonizado, conseguiu a sua Indipedencia em 1975 em 12 de julho....
São Tomé e Príncipe
S.Tomé e Principe
o
Paraiso no equador
o
Paraiso no equador
A Ilha de São Tomé foi descoberta em 21 de Dezembro de 1470 e a de Príncipe em 17 de Janeiro de 1971 por João de Santarém e Pero de Escobar. Isto no reinado de D. João II. A ocupação não foi imediata, só em 1493 se começaram a fixar os primeiros colonos, tendo-se dedicado ao cultivo da cana do açúcar importado da Madeira. E foi esta actividade que fez de São Tomé e Príncipe o maior exportador africando de cana-de-açúcar, isto no século XIX. Além da cana-de-açúcar, desenvolveu-se do café e o cacau, introduzidos em 1800, tornou-se independente deste 1975, tem registado diversas crises abrangido em todos os níveis, com a descoberta do ouro negro é alvo de interesse de diversos países que procuram investir, como a Nigéria, Angola, Taiwan e Brasil, é um país felizardo da África, e uma entrada destacada para África Ocidental, onde as portas do futuro se abrem, à velocidade das complicações democráticas do ``LEVE, LEVE´´é uma expressão que habitualmente os são-tomenses usam em crioulo que significa que São Tomé e Príncipe é uma terra para ir com muita calma. Fica situado a cerca de 300 km da costa Ocidental de África, junto ao extremo sul de São Tomé fica o ilhéu das Rolas, que fica exactamente sobre a linha do equador e tem praticamente 12 meses de sol. É um dos países mais bonitos e seguros do mundo da lingua portuguesa, que o planeta terra me mostrou, a ilha atrai com as suas praias lindas com as melhores possibilidades de mergulho, as melhores florestas e montanhas num agradável clima tropical, com umas férias à sombra dos coqueiros, saboreando traquilhamente um cocktail de sumo de frutos tropicais.
Subscrever:
Mensagens (Atom)